Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37057

Compartilhe esta página

Título: Uma análise do índice de eficiência gerencial na gestão pública educacional de Pernambuco
Autor(es): SANTANA, Roberta Fernanda Cesar Correia de Albuquerque
Palavras-chave: Educação pública; Eficiência; Gestão por resultados
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTANA, Roberta Fernanda César Correia de Albuquerque. Uma análise do índice de eficiência gerencial na gestão pública educacional de Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O presente estudo caracteriza-se por uma análise sobre a implementação de uma política pública voltada para a gestão de resultados na Escolas Estaduais jurisdicionadas à Gerência Regional Recife Norte. A finalidade deste, é analisar a percepção e compreensão do processo, por parte dos atores envolvidos, sejam eles os gestores “criadores” da política pública ou os executores, face a necessidade de respostas as demandas da população, para o crescimento e desenvolvimento do Estado de Pernambuco e consequentemente do país. Nesse processo foram realizadas entrevistas presenciais com os gestores implementadores dos projetos e aplicados questionários virtuais em forma de documento do google docs., ou seja, virtual com os gestores escolares, técnicos formadores de professores e analistas em gestão educacional, de formar a aferir dentro do processo de implementação da política pública, a presença de eficiência, eficácia e efetividade, visto que a política em questão diz respeito ao índice de eficiência gerencial nas Escolas Estaduais. Os questionários e entrevistas foram tabeladas e correlacionadas em gráficos, que demonstraram algumas lacunas na efetividade do processo, principalmente no que concerne à preparação dos profissionais envolvidos no processo, bem como à clareza da intencionalidade das ações. Também é perceptível a necessidade de ajustes nos prazos e devolutivas do processo, que produzem eficiência gerencial, porém suas ausências impedem que a política pública seja melhor assimilada e consequentemente trabalhada.
Descrição: MACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira, também é conhecido em citações bibliográficas por: OLIVEIRA, Marcos Roberto Gois de
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37057
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Roberta Fernanda César Correia de Albuquerque Santana.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons